MAIS FACILIDADE

Faça sua reserva e retire na loja.

MAIS VANTAGENS

Cobrimos qualquer orçamento.

FRETE GRÁTIS

Nas compras acima de R$ 100,00.

Qual a diferença entre fissuras, trincas e rachaduras?

Qual a diferença entre fissuras, trincas e rachaduras?

Você já deve ter ouvido falar nos termos trincas, fissuras e rachaduras quando se trata de construções. Se não tratadas corretamente, elas podem trazer grandes danos estruturais ao imóvel.

São diversos motivos que podem favorecer o surgimento desses problemas, como infiltrações, materiais de má qualidade e tremores.

Cada uma delas tem características específicas e formas de tratamento. Você sabe a diferença entre fissuras, trincas e rachaduras? Continue lendo que a gente vai te explicar melhor!

Em geral, as três são aberturas alongadas que se estendem pela parede ou partes estruturais da construção. O que diferencia as três é o tamanho da abertura e o tempo de vida.

Fissuras

As fissuras são aberturas superficiais na parede. Ela é o primeiro estágio da patologia, correspondendo a aberturas finas e alongadas de até 1mm. Geralmente, as fissuras envolvem problemas com a tinta utilizada ou com a massa corrida. Apesar de não serem consideradas perigosas, é preciso atentar-se à evolução das fissuras para que elas não se transformem em problemas maiores.

Trincas

Em seguida, temos as trincas. Elas são mais graves que as fissuras, chegando a ter 3mm de espessura. Elas são aberturas profundas e acentuadas, que vão muito além da tinta e da massa corrida. Elas dividem a superfície em duas partes e podem afetar as estruturas da construção.

Rachaduras

Já as rachaduras, são o “estágio final” das aberturas. Elas ultrapassam os 3mm de espessura e representem grande perigo para a estrutura da construção. Por elas, podem passar o vento e água da chuva.

  • Direções e profundidade

As trincas e fissuras na vertical, horizontal e rasas são superficiais. Para repara-las, são utilizadas telas sintéticas ou uma pasta cremosa acrílica. As duas funcionam como curativos, que preenchem e protegem as áreas próximas. Para finalizar, deve-se preparar a parede com massa fina e pintar.

As rachaduras na diagonal e profundas representam problemas na estrutura. Ela pode estar cedendo devido a algum problema na fundação, nas lajes, na estrutura de suporte da casa ou por excesso de peso. Se você notar o surgimento de rachaduras profundas, procure o mais rápido possível a ajuda de profissionais.

  • Trincas em juntas e conexões

As trincas nessas áreas podem aparecer por vários motivos, com o encontro de materiais diferentes (tijolo/concreto ou tijolo/madeira). Isso pode acontecer devido a dilatação dos materiais ou porque a ligação de um material com o outro não foi feita com muito cuidado.

  • Outras causas

As trincas, fissuras e rachaduras também podem ocorrer pelo uso de materiais de má qualidade, excesso do uso de cimento ou até mesmo pela má execução do projeto de construção.

 

Para saber como reparar trincas e fissuras, você pode ler este texto disponível em nosso blog. Fique ligado nas nossas redes sociais para mais conteúdos referentes à fissuras, rachaduras e trincas. E se precisar de materiais para a sua reforma, você já sabe: é só passar na loja Pinta Mundi mais próxima de você. Até a próxima!

Deixe seu comentário clicando aqui

Deixe seu comentário!

As melhores marcas em um só lugar!

CADASTRE-SE

Receba nossas promoções e novidades por e-mail!

Siga-nos

Criado por ContactoNET