Impermeabilizantes: dicas para comprar o produto correto
Os impermeabilizantes são os produtos responsáveis por evitarem que áreas, ambientes e objetos não recebam quaisquer líquidos em seu interior, evitando sua deterioração e em caso de imóveis, que surjam problemas estruturais.
Mas antes de começar o seu projeto de impermeabilização, é necessário pensar no que você irá precisar. Existem diferentes tipos de impermeabilizantes para várias funções. Antes de comprar o produto, faça uma pesquisa na Internet ou consulte o vendedor da loja.
Conheça os principais tipos de impermeabilizantes e como aplica-los da forma correta.
Diferentes tipos de impermeabilizantes
Os produtos impermeabilizantes são classificados em dois tipos:
- Impermeabilização rígida
Os impermeabilizantes rígidos não funcionam em conjunto com os elementos estruturais, portanto, eles não podem ser aplicados em superfícies que estão expostas a grandes variações de temperatura. A impermeabilização rígida faz com que a área trabalhada fique impermeável pela inclusão de aditivos químicos e agregados. Ela é ideal para subsolos, piscinas enterradas e galerias.
- Impermeabilização flexível
A impermeabilização flexível é feita com materiais compostos de elastômeros e polímeros. Eles podem ser moldados no local, como a membrana, ou serem pré-fabricados, como as mantas impermeabilizantes. Os produtos são aplicados em partes da construção que estão sujeitas à fissuras e variação de temperatura, como varandas, pisos frios, coberturas e lajes.
Sistemas e aplicações
Existem diversos sistemas de impermeabilização, para todos os tipos de superfícies ou elemento. Saiba quais são os principais:
Manta asfáltica
A manta asfáltica é feita com asfalto modificado com polímeros e é armada com estruturante. É muito utilizada em lajes, piscinas, reservatórios de água e floreiras.
Emulsão asfáltica
Se trata de um monocomponente, aplicado a frio. Requer proteção mecânica. Usado em terraços, lajes e áreas frias.
Argamassa polimérica
É feita de cimento, polímeros, aditivos e agregados. É utilizada em áreas frias e molhadas, poços de elevadores, piscinas, reservatórios de água e rodapés.
Emulsão acrílica
Essa emulsão tem base acrílica com elastômero, que formam uma membrana líquida. Ela é ideal para as superfícies que estão expostas a intempéries, como as lajes, coberturas, paredes e marquises.
Calafetador
O calafetador é ideal para o preenchimento de juntas internas, externas, horizontais e verticais. Também é utilizado na vedação de caixilhos e elementos em geral.
Hidrofugante
O hidrofugante é um material que repele a água e pode ser aplicado diretamente em superfícies minerais. Muito utilizado em fachadas de pedras, telha cerâmica, cerâmica porosa e, tijolo e concreto aparentes.
Hidrorrepelente
Ele também repele a água e não altera a aparência do substrato. Utilizado em superfícies minerais, telha cerâmica, cerâmica porosa e fachadas de pedra.
Fique ligado em nossas mídias sociais para mais textos e postagens com dicas para acabar com a infiltração, correção de fissuras e impermeabilizantes. Até semana que vem!