Como saber se meu negócio vai dar certo?
Ter uma ideia considerada genial e inovadora pode não ser o suficiente para garantir que seu negócio irá prosperar. É necessário avaliar se há espaço no mercado, qual será o público atingido, quais serão os gastos iniciais e se o retorno financeiro valerá a pena. É comum que pequenas empresas fechem as portas cedo, devido à falta de preparo do jovem empreendedor. Hoje em nosso blog, trouxemos algumas recomendações e perguntas que você deve fazer antes de dar o passo inicial em direção a sua nova jornada.
Domine o assunto
Pesquise as condições atuais do mercado, busque referências, converse com pessoas da área – caso você vá atuar em um segmento diferente da sua carreira. Saiba responder todas as perguntas sobre o seu produto, o que torna a resolução de futuros problemas mais fácil. É importante dominar o assunto por completo. Você precisa se demonstrar confiante de sua ideia e assim, transmitir essa confiança a seus clientes e investidores.
A minha ideia é útil?
Pense na utilidade do seu produto, como ele irá mudar a vida do consumidor, se ele se tornará um item indispensável no dia a dia e se o custo-benefício é apropriado. De nada adianta um produto que ficará encostado na prateleira ou um serviço considerado supérfluo. Coloque-se no lugar do cliente: você não gastará seu dinheiro em algo que não apresente uma solução para um problema.
Qual é o meu público alvo?
Defina qual público você irá atingir. Selecione por faixa etária, classe social e gênero, por exemplo. Fica mais fácil se direcionar para um público específico do que tentar criar algo que satisfaça todo mundo. Quem quer agradar a todos, muitas vezes acaba agradando ninguém. Pesquise sobre os seus futuros clientes, quais são os seus hábitos, quais lugares frequentam e quais são seus interesses. Converse com essas pessoas e crie vínculos.
Faça orçamentos
Delimite um orçamento inicial: quanto você precisará para colocar sua ideia em prática? Depois disso, pesquise qual será o retorno financeiro necessário para manter a empresa funcionando. Quantos produtos você precisará vender por mês ou no caso de um estabelecimento, quantas pessoas precisarão ser atendidas por dia. Calcule também o custo com funcionários, caso precise. Converse com outros empreendedores e saiba quais serão os períodos de maior e menor movimento.
Teste
Faça um protótipo do produto ou teste o serviço que você irá oferecer. Agora é a hora de conversar com seu público alvo: colete feedbacks, receba críticas construtivas e elogios, reveja os pontos a melhorar. Aplique as avaliações recebidas e realize novos testes antes de colocar seu negócio no mercado. Todas as mudanças realizadas com base na avaliação dos usuários antes do lançamento do produto ou serviço farão com que o produto final esteja mais próximo da necessidade do seu público.
A Pinta Mundi deseja boa sorte e sucesso a todos os empreendedores!