Dicas para lixar paredes corretamente
Lixar a parede é um processo importante da preparação da superfície antes de receber a tinta. Esse processo irá contribuir para que ela fique em bom estado, sem qualquer sujeita, irregularidades, manchas, tintas antigas, mofo e buracos. Pensando nesse processo simples, porém essencial para a sua pintura, a Pinta Mundi preparou algumas dicas para te ajudar a lixar paredes com eficiência e garantir um bom resultado ao final da sua reforma. Confira:
Lixar paredes + massa corrida
Se houver muitas imperfeições na parede, como buracos, aplique massa corrida e espere secar. Depois, comece o processo de lixar. Ele irá proporcionar um acabamento uniforme.
Aplique uma demão de massa corrida, espere secar e corra uma lixa mais grossa para tirar as primeiras imperfeições e preparar a parede para a segunda demão de massa. Uma lixa de 150 de gramatura é o ideal.
Após a segunda demão de massa corrida, corra a lixa novamente, mas dessa vez, com uma lixa fina de gramatura 220. Não se esqueça de ligar uma lâmpada bem próxima à parede, para que você possa visualizar as pequenas imperfeições e eliminá-las.
Dicas
Considere comprar um suporte para lixa, ao invés de fazer o serviço a mão. Ele ajuda bastante e dá melhor produtividade. Você irá terminar o serviço muito mais rápido.
Há também lixadeiras elétricas para te ajudar neste serviço. Teste o modelo eu você acha que será mais prático para você e sua reforma.
Quanto maior a gramatura da lixa, mas fina ela é. Como dissemos ali em cima, a lixa de gramatura 150 é mais grossa do que a de 220.
Se houver mofo ou bolor, antes de lixar paredes, lave-as com água sanitária e deixe o produto agir por uma hora. Após esse tempo, enxágue.
Em paredes de gesso, use um fundo reparador antes da pintura, para melhorar a cobertura, acabamento e fixação da tinta.