O que é um sistema low cost e quais são suas vantagens?

O mercado de tintas no Brasil e suas perspectivas
dezembro 21, 2018
Quatro dicas para ter uma franquia
dezembro 28, 2018

O que é o sistema low cost?

O sistema low cost oferece produtos e serviços de baixo custo sem recursos não-essenciais. Ou seja, itens que são uma adição a oferta principal são removidos para que o preço possa ser reduzido ao menor possível. As companhias áreas foram as responsáveis por revolucionar este setor. Graças a esse modelo, muitas pessoas puderam começar a viajar de avião ao invés do ônibus. Apesar do conforto e qualidade oferecido pelos produtos e serviços mais caros, muitas pessoas estão dispostas a pagar o menor preço possível para economizar.

 

Quais são as vantagens do sistema low cost?

Os preços baixos são uma ótima forma de atrair clientes, além de fazer com que eles viralizem com facilidade. Para empresas, o sistema low cost permitem que elas lucrem cobrando taxas adicionais pelos serviços não-essenciais. O low cost também gera receita adicional como venda de espaços publicitários, seguros de viagem, passagens de trem, locação de carros, entre outros.

Entretanto, o sistema low cost tem grande dependência dessas receitas adicionais. Sem elas, o lucro pode ser baixo.

Como obter sucesso com esse sistema?

As empresas precisam oferecer mais do que uma opção de preço baixo. Isso pode ser feito criando um sistema de categorias de tarifas com pacotes e serviços diferentes. Esse pacotes trazem serviços que trazem mais comodidade e conveniência para os clientes. A vantagem é que, o agrupamento desses pacotes saem mais baratos do que quando comprados separados.

 

Leia também: o mercado de tintas no Brasil e suas perspectivas.