O mercado de tintas no Brasil e suas perspectivas

Como está a atual situação econômica do Brasil?
dezembro 17, 2018
O que é um sistema low cost e quais são suas vantagens?
dezembro 24, 2018

O Brasil é o sexto maior mercado mundial para tintas. Aqui, são fabricadas tintas destinadas a todas as aplicações. Em 2017, foram produzidos 1,535 bilhões de litros de tintas, representando 1,9% de crescimento em relação a 2016. Há centenas de fabricantes de grande, médio e pequeno porte espalhados pelo país, e os dez maiores correspondem a um total de 75% das vendas. O mercado de tintas é um bom segmento para se investir.

O setor se divide em quatro ramos: tinta imobiliária, que representa cerca de 83,3% do volume total; tinta para indústria geral (eletrodomésticos, móveis, autopeças, naval, aeronáutica, manutenção, entre outras) com 10,3% do volume; tinta para repintura automotiva com 4% e tinta automotiva com 2,3%.

 

Perspectivas para o mercado de tintas no Brasil

Durante o final e começo de ano, o volume de vendas de tintas costuma aumentar, devido às pequenas reformas para o Natal e Ano Novo.

Nos últimos anos, o enfraquecimento da demanda e o aumento de custos de matéria-primas, reduziram a margem de lucro das indústrias de tintas no Brasil. Houve três quedas consecutivas no volume de vendas do setor desde 2014. Apesar disso, os fabricantes de tintas começam a almejar expectativas de resultados melhores no próximos anos. No atual contexto econômico, a previsão é modesta – 1% em relação aos anos anteriores.