MAIS FACILIDADE

Faça sua reserva e retire na loja.

MAIS VANTAGENS

Cobrimos qualquer orçamento.

FRETE GRÁTIS

Nas compras acima de R$ 100,00.

Que tipo de tinta para madeira devo utilizar?

Que tipo de tinta para madeira devo utilizar?

A madeira é um material muito presente na maioria dos ambientes. Seja em móveis, objetos de decoração ou até mesmo em construção de paredes, o material requer alguns cuidados e restaurações periódicas.

Se você pretende realizar a pintura de uma superfície de madeira, antes de comprar os materiais, você precisa saber qual o melhor tipo de tinta para a sua pintura. Cada uma possui especificações sobre tempo de secagem, manutenção da tinta e método de aplicação.

Para sanar as suas dúvidas, nós listamos os principais tipos de tinta para madeira.

Tinta látex PVA

A tinta PVA é solúvel em água, o que torna o trabalho bem mais prático. Pode ser aplicada com pincéis, rolos e trinchas, sem a necessidade de equipamentos industriais.

Esse tipo de tinta é indicado para superfícies e objetos que permanecem em ambientes internos, onde as peças não ficarão expostas ou a intempéries. Além disso, por ser a base d’água, os respingos podem ser retirados facilmente com um pano úmido após a pintura.

Tintas acrílicas

As tintas acrílicas são muito utilizadas em reparos em móveis de madeira e também podem ser diluídas em água. A diferença é que, a sua base é feita com resinas acrílicas que garantem maior impermeabilidade da superfície, o que é crucial para superfícies que ficam expostas ao sol, chuva e ventos.

Assim como as tintas PVA, as acrílicas também podem ser aplicadas com pincéis, rolos, trinchas, pistolas de pintura e compressor. O acabamento é regular, quando comparado a outros tipos de tinta.

Lacas nitrocelulose

Esse tipo de tinta para madeira possui como base a nitrocelulose em combinação com resinas poliésteres especiais e plastificantes, além de pigmentos orgânicos. O produto proporciona uma boa aderência na superfície da madeira e garante um ótimo alastramento da tinta. Ela seca rápido e é resistente a impactos. Também é possível escolher entre diversas opções de opacidades de brilho entre o fosco, semi fosco, semi brilho e brilhante.

Apesar das vantagens, ela não é apropriada para pinturas comuns do dia a dia. A diluição não pode ser feita com água, apenas com solventes que são considerados agressivos e com um forte cheiro de álcool.

Para usar a lacas nitrocelulose, é necessário ter equipamentos profissionais como um macacão, óculos de proteção, máscaras de respiração e a cabine de pintura.

Lacas poliuretano

Assim como a laca nitrocelulose, o poliuretano também é muito utilizado na pintura e laqueação de madeira. É a tinta para madeira mais nova do mercado de tintas de madeiras, sendo comum o seu uso em acabamentos de móveis planejados e cozinhas sob medidas. Muito resistente a impactos e riscos, a tinta tem uma ótima retenção de brilho e proporciona acabamentos espelhados.

Ela também precisa ser utilizada com equipamentos profissionais e pode se desgastar com as intempéries. Portanto, ela deve ser utilizada em objetos e superfícies internas.

 

Leia também o último texto em nosso blog sobre preparação de pintura em madeira. E você já sabe, se precisar de materiais, é só passar na Pinta Mundi mais próxima de você. Até mais!

Deixe seu comentário clicando aqui

Deixe seu comentário!

As melhores marcas em um só lugar!

CADASTRE-SE

Receba nossas promoções e novidades por e-mail!

Siga-nos

Criado por ContactoNET