Quartos: dicas para não errar na pintura
A escolha das cores e decoração do quarto é muito pessoal. Esse é o ambiente em que o morador descansa e passa a maior parte do seu tempo livre. Apesar disso, escolhas erradas podem interferir no sono e até no comportamento dos residentes. Alguns truques profissionais podem te ajudar a criar um ambiente mais relaxante e tranquilo. E para te ajudar, nós listamos algumas dicas para não errar na pintura de quartos. Confira:
Cores neutras
As cores neutras são as mais adequadas para quartos. Elas permitam com que o morador relaxe e não se sinta agitado. Se quiser, você pode mesclá-las com outras cores mais alegres, como o lilás. Só tome cuidado para não exagerar nos tons fortes – eles podem trazer inquietação e atrapalhar o sono.
Remédio para a insônia
Você tem problemas de insônia? As cores do seu quarto podem te ajudar a dormir melhor. Tons mais escuros como o cinza e o marrom contribuem para manter o sono regulado. Eles também contribuem para manter o ambiente mais escuro ao amanhecer, mesmo que entre um pouco de luz pelas frestas da janela.
Fuja do tradicional
Na hora de pintar o quarto dos seus filhos, por que não fugir das cores tradicionais? Rosa para meninas e azul para meninos é coisa do passado. Inove com cores como o lilás, verde, cinza e por aí vai. Se quiser deixar a feminilidade ou masculinidade à vista, aposte em objetos decorativos, e não somente nas cores das paredes.
Combinando com os móveis
Se quiser ousar na decoração do quarto, você pode combinar as cores da mobília com a parede do quarto. Esse é um truque usado para aumentar a profundidade visual do espaço e dar um ar artístico ao ambiente. Você também pode apostar em objetos decorativos como luminárias e tapetes.
Cinza como cor coringa
O cinza funciona como o jeans no mundo das tintas: qualquer cor complementar cai bem com ele. Se você gosta de mudar a decoração do quarto com frequência, mas não quer trocar a cor das paredes sempre, opte pelo cinza frio. O tom permite que o morador coloque objetos de outras cores, sem sobrecarregar o ambiente.
Contraste
Para obter mais dinamismo, a mistura de branco e preto é um clássico. Também é possível misturar com tons grafite, para equilibrar a luminosidade.
O que não fazer: evite cores como laranja, vermelho e amarelo. São cores fortes que trazem agitação e inquietação. Elas podem acabar atrapalhando o seu sono e momentos de relaxamento. Deixe-as para cozinhas e copas, por exemplo.
Se você planeja renovar as cores do seu quarto, aproveite para ler também o nosso texto sobre como escolher a tinta certa para pintura e quais as diferenças entre as tintas. Fique ligado também nas nossas redes sociais para mais dicas para não errar na pintura. E se você precisar de materiais, é só passar na loja Pinta Mundi mais próxima de você! Até breve