MAIS FACILIDADE

Faça sua reserva e retire na loja.

MAIS VANTAGENS

Cobrimos qualquer orçamento.

FRETE GRÁTIS

Nas compras acima de R$ 100,00.

Quais as diferenças entre as tintas?

Quais as diferenças entre as tintas?

O mercado de tintas oferece inúmeras opções de produtos para pintura. De diversas cores e acabamentos diferentes, a diversidade de tintas existente pode causar dúvida nos consumidores na hora de comprar os produtos para a reforma.

É importante que o consumidor saiba a diferença entre as tintas e em quais ambientes elas devem ser utilizadas. Os materiais usados em pinturas internas e externas são diferentes e merecem uma atenção especial.

Nem todos os produtos são adequados para todas as superfícies e usos. A escolha do produto certo é fundamental para uma pintura de qualidade e que dure por um bom tempo.

Para que você acerte na escolha, nós listamos os tipos de tintas mais comum existentes no mercado. Veja abaixo:

Tinta acrílica

A tinta acrílica é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença entre a acrílica e a tinta látex PVA está em sua fórmula, que contém resinas acrílicas. Elas proporcionam ao produto uma alta impermeabilidade, sendo assim o produto ideal para ambientes externos que estão expostos a intempéries, como a chuva.

Por ser impermeável, a tinta acrílica também pode ser utilizada em ambientes de áreas molhadas, como a cozinha, banheiro e lavanderias.

O acabamento da tinta acrílica é mais brilhante do que a da tinta látex, embora exista também a versão fosca. Não se esqueça de checar o acabamento da tinta acrílica escolhida antes de comprar o produto, para garantir o efeito desejado. Entretanto, em geral, elas são mais caras do que as tintas PVA.

Tinta látex PVA

A tinta látex PVA é a mais comum encontrada em paredes internas. O nome PVA é proveniente da substância usada durante a fabricação, o Acetato de Polivinila. Por ser solúvel em água, a tinta látex facilita muito a vida de quem irá realizar a pintura. Os pincéis e rolos podem ser preparados com água, e os respingos no chão ou móveis podem ser facilmente removidos também com água.

Muito utilizada em ambientes internos, a látex PVA seca rapidamente, não possui um odor forte e possui um acabamento muito bom, até mesmo para recobrimento de uma pintura antiga. Entretanto, não é recomendado para áreas molhadas ou que possam receber chuva.

Tinta esmalte

Ao contrário dos outros exemplos, a tinta esmalte não é solúvel em água. Os produtos sintéticos compõem a base comum para esse tipo de acabamento.

As tintas esmaltes são ideais para pinturas em superfícies de ferro ou madeira, como janelas, corrimãos e estruturas metálicas leves. Ela tem um acabamento melhor e mais durável. A tinta também pode ser utilizada para pinturas em superfícies de madeira, como as portas, devido ao alto nível de manuseio e a facilidade para lavagem.

O acabamento da tinta esmalte possui alto brilho, embora ela também esteja disponível na versão fosca. Não é recomendada para pinturas diretas em paredes, já que dependendo da aplicação, pode desencadear bolhas e descascamento.

 

Agora você não tem mais desculpa para errar na hora de escolher os materiais! Saber a diferença entre as tintas é muito importante para a realização de uma pintura de qualidade e durável. Passe uma loja Pinta Mundi próxima a você e escolha as suas tintas! Estamos te esperando

Deixe seu comentário clicando aqui

Deixe seu comentário!

As melhores marcas em um só lugar!

CADASTRE-SE

Receba nossas promoções e novidades por e-mail!

Siga-nos

Criado por ContactoNET