MAIS FACILIDADE

Faça sua reserva e retire na loja.

MAIS VANTAGENS

Cobrimos qualquer orçamento.

FRETE GRÁTIS

Nas compras acima de R$ 100,00.

Pintura em madeira: preparação e passo a passo

Pintura em madeira: preparação e passo a passo

A madeira é um material que pode ser utilizado para diversas atividades e ambientes, do artesanato até a construção de móveis ou como parte da construção civil. Assim como as demais superfícies, ela também se desgasta com o tempo e precisa passar por uma restauração.

Antes de planejar a reforma do seu móvel ou parede revestida de madeira, é preciso prestar atenção no tipo de tinta que será utilizada e na preparação da superfície. Quando a pintura é feita sem cuidado, os erros ficam perceptíveis e deixam uma má impressão estética. Ao começar a reformar a madeira, será necessário paciência e técnica.

Se você vai fazer a pintura em madeira sozinho, nós trouxemos algumas dicas de preparação e passo a passo para te ajudar nessa tarefa. Confira:

Preparação para a pintura em madeira

A madeira precisa ser preparada antes de receber uma nova pintura. Essa é a etapa mais negligenciada, e muitas vezes, pode ser o mais crucial. A pintura não irá reparar problemas como rachaduras e imperfeições, que devem ser tratadas antes da aplicação da tinta. Preencha as frestas com uma massa específica para madeira, com uma espátula flexível.

Se houver resquícios de tinta antiga, retire-os por completo com uma espátula rígida. Caso a superfície tenha pintura à base de óleo, não utilize removedores químicos. Você pode utilizar uma solução de fosfato trissódico para limpar os resíduos.

Depois que a tinta foi removida e as frestas preenchidas, lixe a superfície. Utilize a lixa primeiro onde você preencheu com a massa, para obter um resultado mais uniforme.

Após esse processo, limpe os resíduos com um pano seco e finalize com um pano úmido. Deixe secar. Não se esqueça de cobrir as partes que você não deseja pintar.

Passo a passo

  1. Primer

Aplique várias demãos do primer para obter uma aparência mais homogênea e intensa. Use primer cinzento para camadas mais escuras de tinta e branco para as camadas mais brilhantes.

Existem primers a base de óleo e látex. Os primers a base de látex são ideais para madeiras que ficam expostas ao ar livre, por serem mais resistentes a fissuras, mas os primers a base de óleo são mais flexíveis e aderem melhor à madeira.

  1. Tinta

Em geral, as pinturas são realizadas com tinta látex (à base de água). Esse tipo de tinta seca rapidamente, mas é menos durável e deixa as marcas do pincel mais visíveis. A pintura em madeira também pode ser feita com tinta à base de óleo, que faz com que as marcas fiquem menos visíveis, porém, seca lentamente.

  1. Materiais de qualidade

É aquele velho ditado: o barato pode sair caro. Invista em tintas e pincéis de qualidade que irão proporcionar uma boa pintura e que não irá se desgastar rapidamente, ou você terá que gastar de novo em pouco tempo.

  1. Realizando a pintura

Mergulhe um terço do pincel na tinta escolhida, bata-o dos dois lados para tirar o excesso e comece a aplicar a tinta do topo da madeira em direção a parte de baixo. Pinte uniformemente até que a superfície esteja completamente coberta. Se quiser deixar as marcas do pincel menos visível, passe as pontas de um pincel seco ao longo da tinta. Esse processo é chamado de “pentear”. Aguarde que a pintura seque completamente antes de aplicar mais uma demão.

Finalização

Você pode aplicar um selante para preservar ainda mais a pintura. Entretanto, alguns tipos de tinta já possuem essa função ou não se dão bem com certos selantes. Quando for comprar os seus produtos, peça orientação para um vendedor da loja.

 

Agora você já sabe como realizar a pintura em madeira sem erros! Aproveite para ler também os demais textos em nosso blog. E claro, não se esqueça de passar em uma loja Pinta Mundi para adquirir os seus produtos. Até breve!

Deixe seu comentário clicando aqui

Deixe seu comentário!

As melhores marcas em um só lugar!

CADASTRE-SE

Receba nossas promoções e novidades por e-mail!

Siga-nos

Criado por ContactoNET