MAIS FACILIDADE

Faça sua reserva e retire na loja.

MAIS VANTAGENS

Cobrimos qualquer orçamento.

FRETE GRÁTIS

Nas compras acima de R$ 100,00.

Os desafios de ter seu próprio negócio

Os desafios de ter seu próprio negócio

Todo tipo de trabalho exige esforços, sejam eles quais forem, próprio negócio ou não. Independentemente do segmento de carreira que uma pessoa escolhe seguir, ela com certeza terá obrigações e preocupações. E isso vale até mesmo para as pessoas mais ricas do mundo, mesmo as que parecem ter os empregos mais divertidos.

O mesmo vale para quem tem seu próprio empreendimento. Apesar de muita gente achar que ter um negócio é sinônimo de poder relaxar enquanto os funcionários cuidam da parte pesada, não é bem assim que funciona. Os desafios são os mesmos, e muito frequentemente até maiores do que os de quem escolhe ser funcionário, e não o líder. Os desafios enfrentados por quem tem seu próprio negócio também são grandes. É por isso que o blog da Pinta Mundi preparou este artigo especialmente para falar sobre estes desafios. Vamos lá?

 

É preciso ter mais do que apenas dinheiro

A estabilidade que falamos anteriormente, que muita gente acredita existir na vida de quem é dono do próprio negócio, é fato apenas na teoria. Gerir seu empreendimento demanda esforço e dedicação: não depende apenas do trabalho dos funcionários e do material necessário para se fazer o trabalho. A liderança de todo projeto depende de um superior, sim; contudo, este superior deve ser alguém que participe e conheça sua equipe, saiba o que cada um tem que fazer e como deve se dar a organização desde o início da produção até sua finalização.

 

É preciso saber se controlar

Principalmente quando o empreendimento é do setor comercial. Todo estabelecimento em que o dinheiro entra e sai todos os dias, e o empreendedor tem a oportunidade de sair com dinheiro todos os dias, é um teste de controle: como saber quanto gastar, quanto guardar e como organizar o dinheiro para que o faturamento seja suficiente para pagar os funcionários, as despesas do estabelecimento e garantir que haja lucro?

É viável, quando o empreendedor não lida bem com finanças, procurar o auxílio de um consultor – seja ele um gestor da franquia, no caso de empreendedor-franqueado, ou um contratado, ou ainda um profissional do Sebrae. Um curso de gestão financeira também pode ajudar.

 

Próprio negócio : é preciso ter perspectiva

Bons empreendedores aspiram o crescimento. Existem dois cenários diferentes em todo negócio: a estabilidade e a estagnação.

Na estabilidade, o empreendedor busca manter o faturamento mensal estável o suficiente para garantir lucros e uma poupança para investir. Esse dinheiro poupado pode render uma reforma ou aumento do estabelecimento, compra de novos equipamentos, a contratação de novos funcionários ou até mesmo a abertura de uma nova unidade, em caso de estabelecimento comercial.

Já na estagnação, o empreendedor encontra-se num estado de zona de conforto. Sem perspectiva futura, poupa dinheiro para futuras emergências e oportunidades – tal qual o empreendedor em estado de estabilidade –, mas acaba não enxergando possíveis chances de crescimento. A concorrência avança, e aí?

 

O mais importante, acima de tudo, é conhecer o mercado. Seja qual for a área de atuação, é sempre bom lembrar-se de que o mercado hoje é exigente, e o consumidor é especialista e pesquisador: ninguém, mesmo nas classes mais baixas, compra o produto mais barato. Com exceção de produtos corriqueiros, as compras do consumidor contemporâneo possuem fundamento. Eles pesquisam, estudam um produto e sua origem, seu custo e o que é mais viável, mesmo que o viável não seja o mais barato. Quem vende não é mais quem faz promoção, e sim quem fornece qualidade.

Todo bom empreendedor é um navegante, e o mar dos negócios está cheio de barcos dos concorrentes. Sai à frente quem tem a melhor liderança, as melhores velas e rema melhor. E você, está pronto para encarar o mundo dos negócios?

Deixe seu comentário clicando aqui

Deixe seu comentário!

As melhores marcas em um só lugar!

CADASTRE-SE

Receba nossas promoções e novidades por e-mail!

Siga-nos

Criado por ContactoNET