MAIS FACILIDADE

Faça sua reserva e retire na loja.

MAIS VANTAGENS

Cobrimos qualquer orçamento.

FRETE GRÁTIS

Nas compras acima de R$ 100,00.

Madeiras e metais: dicas de pintura e conservação

Madeiras e metais: dicas de pintura e conservação

Pintar paredes é algo que a Pinta Mundi já tem te ajudado bastante aqui no nosso blog – e agora, chegamos com um artigo com dicas para você pintar portões, calhas, janelas, portas, tabeiras e outras estruturas de madeira e de metal, que precisam de conservação. Normalmente, estes objetos são expostos ao sol e à chuva, e isso desgasta com mais facilidade a tinta. Uma peça não protegida pode acabar apodrecendo por um descuido – e todos são itens caros para se repor a cada dois anos, por exemplo. É melhor manter a pintura em dia.

Apesar do preparo ser um pouco mais trabalhoso do que uma parede, nem tudo é tão difícil assim: é preciso prestar atenção em detalhes, e o resto vai acontecendo. Tendo os materiais necessários, você conseguirá fazer um bom trabalho de pintura na sua casa – mesmo que não saiba pintar.

 

Madeira: preparação, fundo e pintura

A primeira etapa na hora de pintar uma superfície de madeira é lixar. Na hora de lixar a superfície, é preciso ter paciência até o verniz ser totalmente removido. A lixação gera pó, portanto, proteja-se com máscaras caso você seja alérgico e também cubra móveis para não empoeirá-los. Normalmente, com duas demãos de lixa a superfície estará fosca e pronta para receber novas demãos de tinta.

Para ter certeza de que o resultado foi alcançado, ilumine a região lixada para procurar sinais de brilho. Para finalizar, utilize um pano úmido para remover o pó e aguarde a superfície secar para começar o trabalho com o primer [lembrando que o primer é somente para o caso de pintura com tinta pigmentada, e não para verniz]

 

Primer de pintura

Também conhecido como fundo, o primer é essencial para dar uniformidade à tinta escolhida. Aplique de duas a três demãos de primer para dar uniformidade ao fundo; dê um intervalo para secagem entre uma e outra demão. Para finalizar, lixe a superfície onde aplicou o produto e limpe com um pano úmido. A superfície estará pronta para a pintura.

 

Pintura

Tanto para pintura com tinta ou com verniz, é importante dar um intervalo entre uma demão e outra, e nunca carregar uma superfície com quantidades excessivas de líquido. Para que a pigmentação fique uniforme, aplique uma demão sobre toda a superfície e aguarde sua secagem até a próxima. As tintas tendem a demorar um pouco mais para alcançar o resultado final, então, tenha paciência! Vale lembrar que trata-se de uma tinta de esmalte, especificamente desenvolvida para pintura de superfícies de madeira e metálicas.

 

Metal: preparação e pintura

Para remover a tinta de superfícies já pintadas, você pode começar com um removedor em spray. Caso não queira aplicar um produto químico, outra saída mais barata é a própria lixa. Lembre-se sempre de higienizar a superfície antes e após a lixação.

Em caso de superfícies enferrujadas, aplique produtos antiferrugem nas áreas afetadas.

A pintura de metais requer de duas a três demãos – dependendo da cor, da área a ser pintada e do tipo de material que vai receber a tinta. Vale lembrar que trata-se de uma tinta de esmalte, especificamente desenvolvida para pintura de superfícies de madeira e metálicas. Na hora de decidir os materiais ideais, nós recomendamos a ajuda dos colaboradores das lojas da Pinta Mundi! Para conferir a mais próxima da sua casa, clique aqui – e torne o seu trabalho de pintura ainda mais fácil. Dê cor ao seu cantinho!

Deixe seu comentário clicando aqui

Deixe seu comentário!

As melhores marcas em um só lugar!

CADASTRE-SE

Receba nossas promoções e novidades por e-mail!

Siga-nos

Criado por ContactoNET