MAIS FACILIDADE

Faça sua reserva e retire na loja.

MAIS VANTAGENS

Cobrimos qualquer orçamento.

FRETE GRÁTIS

Nas compras acima de R$ 100,00.

Como saber se as trincas e rachaduras nas paredes são perigosas?

Como saber se as trincas e rachaduras nas paredes são perigosas?

As fissuras, trincas e rachaduras podem aparecer em qualquer construção. Em geral, elas representam que algo na estrutura ou no revestimento não está certo. É preciso ficar atento ao identificar esses problemas. Eles podem ser algo puramente estético, que compromete apenas a aparência da parede, ou dependendo da espessura, pode ser um problema estrutural grave, que precisa de reparos o mais rápido possível.

Mas como identificar se trincas e rachaduras nas paredes são perigosas? Continue lendo:

Sentido da trinca

Se as trincas estiverem na horizontal ou vertical, geralmente, significa que elas são superficiais e menos preocupantes. Um dos motivos que pode ocasionar esse tipo de trinca é o encontro de materiais diferentes, como tijolo e concreto ou tijolo e madeira. Elas podem acontecer devido à má execução da ligação de um material com outro ou por conta da dilatação desses materiais. Para reparar esse tipo de trinca, são utilizadas massas próprias para esse serviço e telas sintéticas.

Mas, se as rachaduras ou trincas estiverem na diagonal, o problema pode estar localizado na estrutura do imóvel e deve ser reparado o mais rápido possível. Chame um profissional habilitado ou ligue para a defesa civil do seu município.

 

Como saber se a trinca está aumentando?  

Faça o seguinte teste:

Para trincas em áreas internas: Prepare uma pasta com gesso e água e feche as trincas, passando a massa com os dedos;

Para trincas em áreas externas: Faça o mesmo procedimento, mas usando uma pasta de cal, cimento e água, em proporções iguais.

Observe por uma semana. Se elas continuarem fechadas, significa que não irão aumentar e podem ser fechadas definitivamente. Se caso elas reabrirem, pode ser um sinal de que a estrutura está com problemas. Chame um profissional para avaliar.

 

Qual a diferença entre trincas, fissuras e rachaduras?

A diferença entre elas está na espessura e na gravidade que representam.

Fissuras: São superficiais e afetam somente o revestimento e a pintura. A espessura atinge até 1mm.

Trincas: Não chegam a abrir frestas nas paredes, mas podem atingir a parte estrutural. A espessura varia de 1mm a 3mm. Sua abertura é mais profunda e acentuada e se identificadas na parte estrutural, devem ser reparadas urgentemente.

Rachaduras: Sua espessura é superior a 3mm. Podem abrir frestas na alvenaria, possibilitando a entrada de água, luz, ventos. Isso pode ocorrer quando a estrutura da fundação começar a ceder. Seu nível de gravidade é urgente e requer a avaliação de um profissional o mais rápido possível.

Para saber mais sobre essas três patologias, leia o texto que já publicamos anteriormente aqui no nosso blog.

 

Se você perceber que as trincas e rachaduras nas paredes são perigosas, chame imediatamente a defesa civil ou um profissional especializado.

E você já sabe: se precisar de materiais para a sua reforma, é só passar na loja Pinta Mundi mais próxima de você que um de nossos vendedores estará pronto para te atender. Até breve!

Deixe seu comentário clicando aqui

Deixe seu comentário!

As melhores marcas em um só lugar!

CADASTRE-SE

Receba nossas promoções e novidades por e-mail!

Siga-nos

Criado por ContactoNET