MAIS FACILIDADE

Faça sua reserva e retire na loja.

MAIS VANTAGENS

Cobrimos qualquer orçamento.

FRETE GRÁTIS

Nas compras acima de R$ 100,00.

Como escolher a tinta certa para a minha pintura?

Como escolher a tinta certa para a minha pintura?

A escolha da tinta é o primeiro passo em direção da reforma da casa. Com tantas opções disponíveis no mercado, muitas vezes os consumidores acabam escolhendo um produto não apropriado para a superfície que será pintada, gerando desperdício ou uma pintura mal feita.

Se você não está familiarizado com esses materiais, é normal surgirem dúvidas. Mas não se desespere! Nós trouxemos algumas dicas para te ajudar a escolher a tinta certa para pintura. Confira abaixo:

Ambientes externos/úmidos

Os ambientes estão expostos a intempéries, como a chuva e o vento. A tinta mais apropriada para essa pintura é a acrílica. A tinta acrílica, solúvel em água, possui características impermeabilizantes e são muito resistentes a umidade. A mesma é válida para banheiros, cozinhas e lavanderias.

Ambientes internos

A tinta mais utilizada em pinturas de paredes internas é a látex PVA. A tinta látex, também solúvel em água, apresenta um bom índice de resistência e não exige manutenção constante. Ela seca rapidamente e não apresenta um cheiro forte. Entretanto, a resina restringe o brilho, o que resulta em um acabamento fosco.

Metais

Antes de iniciar a pintura, é importante eliminar qualquer possibilidade de ferrugem. Utilize uma lixa para isso. Se esse processo não for feito, em pouco tempo, a ferrugem irá corroer o objeto e a pintura será desperdiçada. Aproveite também para passar um removedor, eliminando gorduras e sujeiras.

A tinta mais apropriada para pintar metais é a tinta esmalte ou tinta a óleo. Apesar de ser mais cara do que outros tipos, é uma tinta de qualidade e com secagem rápida.

Azulejos

A tinta indicada para pintar pisos e azulejos é a resina epóxi. Pode ser encontrada no mercado à base de solvente ou água. Entre todas as outras tintas, é a mais difícil de ser aplicada e é recomendado que o trabalho seja feito por um profissional. A tinta epóxi possui um alto grau de impermeabilização, durabilidade e resistência, chegando a durar por vários anos.

Entretanto, ela precisa ser misturada com uma certa quantidade de catalisador e apresenta um cheio forte, por isso é indicada a ajuda de um pintor experiente em tinta epóxi.

Madeira

Antes de iniciar a pintura na madeira, é preciso lixar a superfície e aplicar um primer. A tinta mais comum é a látex PVA, solúvel em água. É uma tinta de secagem rápida, mas que pode acabar deixando as marcas do pincel na superfície. As tintas à base de óleo também podem ser utilizadas, mas apresentam uma secagem lenta e um odor forte.

 

Agora você já sabe qual é o tipo de tinta certa para pintura! Assim você evita erros e desperdício de tempo e dinheiro. Lembre-se: é importante investir em produtos de qualidade. O barato pode sair caro

Se você precisar de ajuda para comprar seus materiais, é só passar na Loja Pinta Mundi mais próxima de você e procurar um de nossos vendedores. Não deixe também de ficar ligado no nosso Blog para mais conteúdos referentes a pintura e reforma. Até a próxima!

Deixe seu comentário clicando aqui

Deixe seu comentário!

As melhores marcas em um só lugar!

CADASTRE-SE

Receba nossas promoções e novidades por e-mail!

Siga-nos

Criado por ContactoNET