Qual o pincel certo para cada tipo de pintura?
Seja para pintar paredes, móveis ou portas e janelas, você irá precisar de pincéis e rolos, certo? Escolher o pincel certo para pintura é uma das etapas mais importantes durante a reforma da sua casa. Engana-se quem pensa que eles são todos iguais. Cada tamanho, formato ou tipo de cerda é feito para uma pintura específica.
Antes de ir à loja, você deve saber quais serão os materiais necessários e mais apropriados para trazer de volta a cor e o brilho para a sua casa. E para te ajudar nessa tarefa, a Pinta Mundi preparou esse post com cada tipo de pincel certo para pintura para você consultar qual o mais apropriado. Confira:
Pincel certo para pintura: trinchas
Trincha é o nome correto dos pincéis que são utilizados em obras. Então, nada de querer reutilizar o pincel que você usou para pintar madeira ou outras superfícies diferentes. Agora, você precisa observar as cerdas.
As cerdas de origem animal são recomendadas para o uso geral, em tintas acrílicas de base aquosa ou solúvel. Já as de cerdas sintéticas, são mais usadas para pinturas com esmaltes, vernizes acrílicos ou látex.
Cerdas brancas: as cerdas brancas foram feitas para a utilização de verniz e resinas sintéticas. Elas podem ser utilizadas em todas as superfícies e são perfeitas para retoques, recortes e cantos.
Cerdas pretas: as cerdas pretas são ideais para esmaltes sintéticos, óleos e vernizes, proporcionando um ótimo resultado em alvenaria e madeira. Também é indicado para acabamentos e cobertura de superfícies.
Cerdas gris: já as cerdas gris são próprias para tintas látex, PVA e acrílica a base de água. Também podem ser utilizadas com tintas à base de solventes em qualquer superfície.
Rolos e broxas
As broxas são aqueles pinceis grandes, recomendados para aplicação de cal, pintar muros ou primeira demão de ambientes externos. As tintas à base de cal e cimento devem ser aplicadas com broxas, devido à suas texturas.
A escolha do tipo certo do rolo também é importante. Os rolos de pelo alto são indicados para pinturas com tintas à base de água. Eles seguram mais a tinta do que os outros modelos e por isso fazem com que o material renda mais. Ideais para superfícies rugosas, ásperas ou absorventes.
Já os de pelo baixo são recomendados para tintas à base de epóxi e látex. Eles respingam menos tinta do que os rolos de pelo alto, ideais para a pintura de tetos e superfícies altas.
Os rolos feitos de lã de carneiro ou sintética são indicados para tintas à base de água, PVA e acrílico. Os de espuma poliéster são usados na aplicação de tintas à óleo, vernizes e esmaltes.
Agora que você já sabe qual o pincel certo para a pintura, é só vir até uma de nossas lojas. Aqui você encontra todos os materiais que precisa. Confira na nossa seção de acessórios os tipos de trinchas e rolos disponíveis em nossas franquias. Se você pretende guardar os seus pinceis para uma próxima pintura, a Pinta Mundi também já fez um post sobre conservação de materiais.
Estamos esperando por você. Boa pintura!