Cuidados com a reforma da sua casa que você deve ter
A reforma da casa costuma ser um processo demorado, que demanda planejamento, paciência e alguns cuidados para que a obra não vire um pesadelo. Recomenda-se que a reforma seja feita sempre com apoio técnico, visando evitar intervenções equivocadas, que podem levar a sérios problemas estruturais. Confira a nossa lista de cuidados com a reforma que você deve ter para garantir uma obra segura e sem prejuízos para o seu imóvel:
Não modifique partes da estrutura
Não derrube ou modifique partes da estrutura do imóvel sem consultar um profissional. Apenas engenheiros e arquitetos podem dizer se uma parede pode ser quebrada. A mesma regra se aplica a elementos de sustentação, como as vigas, lajes e pilares.
Se não for possível fazer a retirada daquela parede ou estrutura, não faça. Você pode acabar provocando trincas, rachaduras, ou até pior um, desabamento. Não coloque a sua segurança e a da sua família em risco.
Atente-se à impermeabilização
Os problemas de vedação e infiltração são causas frequentes da deterioração das estruturas. Elas também prejudicam a pintura e podem causar trincas, fissuras e rachaduras. Aproveite a reforma para impermeabilizar todas as partes da casa que entram em contato com a água, como a fundação, banheiros e lajes. Prevenir é melhor do que remediar, já que as obras de reparo de infiltrações são mais caras e difíceis de serem realizadas.
Piso sobre piso
A instalação de piso sobre piso não pode ser feita indiscriminadamente, já que essa técnica pode representar um amento de carga sobre a laje, causando um comprometimento na estrutura. Procure a ajuda de um profissional antes de aderir ao piso sobre piso.
Outra intervenção que pode trazer problemas estruturais e deve ser incluída na lista de cuidados com a reforma, é o nivelamento do piso da sacada com o da sala. Apesar de aparecer uma obra inofensiva, se houver um desnível entre os dois ambientes que for preenchido por argamassa, é provável que haja um aumento de peso considerável.
Não pule etapas da obra
Os cuidados com a reforma também incluem não pular nenhuma das etapas da obra. Para obter um resultado de qualidade, é preciso respeitar o tempo necessário para cada parte. Não adianta tentar resolver os problemas superficialmente – eles voltarão em pouco tempo e você vai gastar mais uma vez. Além disso, fique atento também ao tempo de secagem dos materiais antes de começar o próximo passo.
Invista em materiais de qualidade
E por último, mas não menos importante nos cuidados com a reforma, escolha materiais de qualidade para a sua obra. Eles garantirão a durabilidade da obra e atenderão as suas expectativas. Não adianta nada fazer uma reforma e depois ter que gastar de novo fazendo reparos, não é mesmo?
E se você precisa de materiais de qualidade, é só passar na loja Pinta Mundi mais próxima de você. Não deixe de conferir também as nossas outras dicas de reforma e pintura no nosso blog. Até mais!