MAIS FACILIDADE

Faça sua reserva e retire na loja.

MAIS VANTAGENS

Cobrimos qualquer orçamento.

FRETE GRÁTIS

Na região - Consulte!

Sistemas de Pinturas em Metais

Sistemas de Pinturas em Metais

Olá, tudo bem?

Sou o Felipão, consultor técnico especialista em tintas e pinturas.

Neste blog, vamos falar a respeito dos metais e vamos dar algumas opções de sistemas de pintura para estas superfícies.

Os metais são elementos químicos, sólidos ou líquido, capazes de conduzir a eletricidade e o calor com brilho característico.

As principais particularidades são; maleabilidade, resistência, condutibilidade e brilho, são encontrados cerca de 68 tipos com muitas variedades, os mais conhecidos e utilizados para pintura são o ferro, alumínio, aço carbono e metalon.

Uma das dúvidas mais comuns sobre metais é a respeito dos metais galvanizados, que nada mais é do que o aço carbono revestido de uma fina camada de zinco, através de imersão ou eletro galvanização, melhorando muito a proteção anticorrosiva após secagem do revestimento, seria como uma pintura de fábrica, utilizando o zinco como revestimento protetor.

Este tipo de superfície necessita de um fundo especial para promoção de aderência, ou uso de esmaltes a base de água, que tem por si só uma ótima aderência sobre estes substratos.

Os locais onde mais se aplica o metal galvanizado são: chapas, telhas, canos, calhas, rufos, etc.

Os sistemas de pintura para metais podem ser divididos em algumas opções:

1 – Alumínio – Aplica-se um Fundo para galvanizados para promover aderência depois um esmalte sintético ou tinta a óleo com acabamentos que podem ser; brilhante, acetinado ou fosco.

Ou, aplica-se um Fundo a base de água e como tinta um Esmalte a base de água com opções de acabamentos brilhante ou acetinado.

2 – Galvanizados – Também deve ser usado o Fundo para galvanizados e sobre ele pode ser aplicado um esmalte sintético ou tinta a óleo, com opções acabamentos brilhantes, acetinado e fosco.

Ou ainda como opção, pode se aplicar um Fundo a base de água e depois como tinta, o esmalte a base de água com acabamentos brilhante ou acetinado.

3 – Aço carbono, ferro ou metalon; Aplica-se como fundo anticorrosivo o Fundo óxido ou zarcão e depois como acabamento o esmalte sintético ou a tinta a óleo, brilhante, acetinado ou fosco ou ainda o esmalte a base de água.

Como opção de fundo e acabamento existem os Esmaltes dupla função; compostos de um fundo anticorrosivo + acabamento.

Importante – a preparação destas superfíces requerem lixamento, limpeza com thinner ou solução desengraxante e no caso do aço carbono ou ferro, a remoção total da ferrugem, se a opção for a utilização de sistemas de pintura com fundos óxidos ou zarcão.

Na opção da utilização de esmaltes dupla função (fundo e acabamento), a remoção total da ferrugem não é necessária, porém um leve lixamento para melhorar o acabamento e uma limpeza, sim.

A ferrugem é um processo irreversível para metais ferrosos; ferro, aço carbono, metalon, etc. Se não tratada, ao chegar no estágio da corrosão, há um risco de comprometimento estrutural deste metal, por isto, não deixe a ferrugem avançar, trate-a enquanto há tempo.

Uma curiosidade; você sabia que 25% da produção mundial de aço abastece somente o mercado de reposição?

Na dúvida sempre consulte um pintor profissional.

E lembre-se, o que importa realmente está dentro da lata!

Deixe seu comentário clicando aqui

Deixe seu comentário!

As melhores marcas em um só lugar!

link whatsapp

CADASTRE-SE

Receba nossas promoções e novidades por e-mail!

Siga-nos

Criado por ContactoNET