Como conseguir capital para abrir a sua franquia?
As franquias possuem modelos de negócios testados e aprovados no mercado e são ótimas opções para novos empreendedores que desejam dar o primeiro passo no mundo dos negócios. Entretanto, nem sempre o interessado possui todo o capital necessário para abrir a sua própria unidade. Para ajudar o empreendedor a abrir a sua franquia, alguns bancos oferecem linhas de crédito acessíveis para investimento.
Vale ressaltar que, antes de fazer o empréstimo, tente todas as outras alternativas de viabilização do negócio. Pesquise também as taxas mais baratas, condições de pagamento e prazos.
Abaixo, nós selecionamos algumas formas de conseguir o financiamento para te ajudar a abrir a sua franquia.
Recomendações
Fique atento para que o crédito para o financiamento não vire uma dor de cabeça no futuro. Antes de recorrer ao banco, converse com a franqueadora. Algumas já possuem suas próprias linhas de crédito pré-aprovadas para auxiliar o futuro franqueado no processo. Você também pode capitalizar apenas o valor necessário para o investimento inicial e capital de giro. Não peça um crédito maior do que o indicado, pois as despesas podem acabar fugindo do seu controle.
Financiamentos para abrir a sua franquia
Caixa Econômica Federal: O banco possui duas linhas de financiamento voltadas para a abertura de franquias. É necessário apresentar o Plano de Negócios elaborado junto com o franqueador. O mais comum é o PROGER (Programa de Geração de Emprego e Renda), utilizado para financiar a aquisição de investimentos e capital de giro usando os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O empréstimo pode ser pago em até 48 meses, com taxa de juros de até 5% a.a. O valor máximo do crédito é de R$400.000,00.
Banco do Brasil: De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Banco do Brasil é uma das instituições que mais apoia as franquias brasileiras. A instituição mantém convênio com mais de 58 redes e já financiou mais de 3,7 mil unidades de franquias. Há um programa exclusivo criado para esse setor, chamado de BB Franquia. O objetivo é estimular e apoiar as empresas na expansão e modernização do sistema no Brasil. No site oficial, é possível consultar a lista de franqueadores conveniados. Há empresas no ramo da alimentação, saúde, beleza, vestuário, educação e treinamento.
O Banco oferece quatro tipos de linhas crédito diferentes. O prazo de pagamento varia de 12 a 72 meses, com taxas de até 1,80% a.m.