Como escolher um ponto comercial para a sua franquia?

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A escolha do ponto comercial da franquia é uma das etapas mais importantes durante o processo de implementação. Você sabe quais são as características que devem ser consideradas antes de escolher esse ponto? Confira:

Ponto comercial: Localização

A escolha da localização do ponto comercial da sua franquia pode significar o sucesso ou o insucesso do negócio. O empreendedor precisa se cercar de alguns cuidados que envolvem não só questões legais ou financeiras, mas estratégicas.

Também é necessário avaliar se o valor do aluguel é compatível com o plano de negócios da franquia, tempo de vigência e condições de renovação do contrato.

Leve em consideração os hábitos de consumo do seu público-alvo, horário de funcionamento da loja, fluxo de pessoas e facilidade de acesso ao local.

Peça a ajuda do franqueador

A experiência do franqueador é fundamental para ajudar os franqueados a obterem sucesso com suas lojas. Eles saberão dizer quais são os locais mais adequados para abrirem suas unidades, onde o esforço de marketing seja menor e as características do ponto sejam adequadas ao perfil dos potenciais clientes.

Qual o melhor ponto?

O melhor ponto comercial não é aquele que é maior ou menor, mais caro ou mais barato. É aquele que possui as características físicas, adequação ao público da franquia e condições comerciais legais com o melhor custo-benefício.

Entretanto, as lojas de rua podem ser mais lucrativas, por não exigirem o pagamento de altas taxas como nos shoppings. Já a segunda opção, oferece maior segurança, mas pode inviabilizar financeiramente a empresa.

A operação da franquia deve ser pensada no longo prazo. Você deve conhecer as características e potencialidades da região onde ela será instalada. O melhor ponto comercial será aquele relacionado e avaliado sobre as principais vantagens e desvantagens para o modelo de negócio que será comercializado.

 

Aproveite para ler também: dicas de finanças para franqueados.

Até a próxima!