Como diluir a tinta corretamente?

Dicas de decoração: apartamento pequeno
outubro 26, 2018
Como está a atual situação econômica do Brasil?
dezembro 17, 2018

A tinta látex tem base aquosa. Por ser mais grossa que as tintas à base de óleo, deve ser diluída em água, ainda mais se você pretende distribuir uma camada fina dela usando um bico ou uma pistola de tinta. Apenas tome cuidado para chegar na viscosidade certa, evitando que a tinta fique muito rala. No blog da Pinta Mundi de hoje, nós vamos te ensinar a como diluir a tinta corretamente e evitar possíveis erros.

Diluir a tinta: passo a passo

  1. Despeje a tinta em um balde

Se a pintura for muito grande, use um balde de 20L. Para quantidades menores do que 4L, use um balde menor.

  1. Adicione água

A água precisa estar na temperatura ambiente. Não despeje tudo de uma vez, pois o excesso pode estragar a tinta. São 120ml de água para cada 4L de tinta. Nunca adicione mais do que 4 xícaras de água para cada 4L de tinta látex. Se você estiver utilizando uma quantidade menor, acrescente 2 colheres de sopa de água para cada 500ml de tinta.

  1. Mexa a tinta e coloque água aos poucos

Você pode utilizar um pedaço de madeira para misturar os dois líquidos. Mova-o para cima e para baixo em espirais. Retire a madeira e observe se a tinta escorre dela para o balde. Se ela ainda estiver grossa e prendendo à madeira, adicione um pouco mais de água. Repita até que ela esteja cremosa e rica. Nunca coloque toda a água de uma vez. Adicione a água em pequenas quantidades.

  1. Passe a tinta por um funil

Segure o funil sobre o balde e use uma colher para passar a tinta por ele. Caso ela passe livremente pelo funil, também passará pelo bico pulverizador. Se não, adicione mais água até chegar na consistência desejada.

 

Leia também: efeito degradê: como fazer?

Até mais!