3 Conselhos Para Sua Parede Não Ficar Amarelada

Evento da Pinta Mundi
março 13, 2019
Por que tinta esmalte enruga?
junho 4, 2019

Começou a aparecer um amarelado na parede branca da sua casa? Hoje a Pinta Mundi vai trazer para vocês alguns fatores que são determinantes na pintura dessa tonalidade e que vai auxiliar na manutenção das superfícies.

Por que tinta branca fica amarelada?

Ter detalhes brancos pintados em nossas casas nos remete a um ambiente limpo e amplo. A sensação é de paz, pureza e amplitude no espaço onde está localizado.

No entanto, quando a cor começa a apresentar um tom amarelado, dúvidas como: o que fazer, como prevenir, quais cuidados devemos tomar para que isso não aconteça são comuns.

Existem algumas causas que fazem com o que a superfície pintada na cor BRANCA fique amarelada.

O que provoca o amarelamento?

O fator determinante para o início de uma pintura é a escolha do material a ser utilizado. Para a pintura de madeiras e metais, o correto é a utilização de esmalte sintético de boa qualidade que possua secagem rápida.

Alguns fatores como gordura, exposição à luz artificial e locais onde a superfície fique muito exposta ao calor podem provocar uma mudança de coloração na pintura.

Como prevenir o amarelamento?

Tintas à base de água possuem um índice de amarelamento mais baixo por não ter em sua composição solventes além de não precisar utilizar diluentes químicos para sua diluição, sendo necessário apenas água.

O que pode ajudar a cor se manter padronizada por mais tempo é a exposição à luz natural e o distanciamento de calor e ambientes que sejam muito engordurados.

A limpeza recorrente também auxilia na manutenção da superfície, já que a tinta oferece a resistência para esse tipo de manutenção.

Outros cuidados também devem ser tomados antes do início da pintura:

  1. Certifique-se que o local a ser pintado esteja limpo e livre de gordura.
  2. Se a superfície for madeira é importante que ela esteja completamente curada e seca. A umidade pode causar amarelamento.
  3. No caso de metais, é interessante se certificar que o material foi devidamente isolado com o fundo necessário para cada tipo de material (EX. fundo para galvanizado ou zarcão).

Atentando a todos os detalhes acima descritos, a sua pintura estará protegida desses problemas. Todos os produtos que a sua pintura precisa, você encontra nas unidades PINTA MUNDI.